Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 17 de Maio de 2011 às 20:14

    Imprimir


Mais de trezentas pessoas participaram da audiência pública "Queimadas e suas consequências na saúde e no meio ambiente", no município de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), na noite desta segunda-feira (16.05). O evento faz parte do programa "Mato Grosso Unido contras as Queimadas", que é promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e governo do Estado. A iniciativa também conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa.

Durante a audiência pública, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, ressaltou que, por prejudicar a saúde e o meio ambiente, as queimadas geram elevados gastos aos órgãos públicos e, consequentemente, à população. “Essa verba é paga pela sociedade, que deixa de receber outros serviços essenciais para arcar com os prejuízos que as queimadas causam ao meio ambiente e à saúde pública. A audiência visa chamar a atenção das pessoas para esse problema e convocar a população para participar das ações do programa”.

O auditor substituto de conselheiro do TCE, Luiz Carlos Pereira, também destacou o montante dos gastos que as queimadas ocasionam aos cofres públicos. “Em termos econômicos, esses gastos são chamados de "externidades negativas". A prevenção garante que os recursos empregados para sanar os problemas provocados pelas queimadas sejam utilizados em serviços que a sociedade realmente precisa”, disse ele.

De acordo com o promotor de Justiça que atua na Defesa da Cidadania e no Meio Ambiente em Tangará da Serra, Antônio Moreira da Silva, o município registrou 4.561 focos no ano passado. “Todos lembram dos dias difíceis que passamos em 2010. O evento serve para refletirmos e debatermos de que forma podemos cooperar para que o quadro não se repita neste e nos próximos anos”, enfatizou o membro do Ministério Público.

“Estamos vivendo um momento histórico. Esta união de poderes para combater as queimadas em Mato Grosso é uma ação inédita no Estado. A população também deve se envolver para garantirmos que esse empenho social e político tenha êxito”, afirmou o juiz de Direito Cláudio Roberto Zeni Guimarães.

PROGRAMA - O programa "Mato Grosso Unido contra as Queimadas" tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso de forma integrada, participativa e ordenada. A meta é atuar em todos os municípios do Estado, com ações preventivas voltadas para a orientação e sensibilização da população sobre as queimadas, com a realização de campanhas educacionais e audiências públicas.

Ao todo, serão promovidas 12 audiências públicas no Estado. Além de Tangará da Serra, o evento já foi promovido nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Os próximos municípios serão Juara (23.05), Juína (24.05), Aripuanã (25.05), Alta Floresta (07.06), Guarantã do Norte (08.06), São Félix do Araguaia (14.06), Canarana (16.06) e Cáceres (21.06).

 


 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/65035/visualizar/