Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Quarta - 13 de Julho de 2011 às 22:54

    Imprimir


A China registrou um alto crescimento econômico nos últimos três meses, afastando temores de uma desaceleração forte da segunda maior economia mundial em decorrência de uma série de medidas para conter a inflação.

O PIB do maior parceiro comercial do Brasil cresceu 9,5% entre abril e junho em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo números oficiais divulgados ontem. O índice, acima das previsões do mercado, foi apenas 0,2 ponto percentual menor do que o primeiro trimestre. Com isso, a expansão no primeiro semestre ficou em 9,6%.

Mais surpreendente foi a produção industrial de junho, que aumentou 15,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado, cerca de dois pontos percentuais acima da maioria das previsões.

Os números diminuem o risco de uma queda brusca no ritmo de crescimento chinês, o que seria uma má notícia para a economia de países fornecedores de commodities ao gigante asiático, entre os quais o Brasil, que vende principalmente minério de ferro, soja, petróleo e celulose.

A mineradora Vale, que tem na China o seu principal cliente, tem dito que não acredita numa queda brusca de demanda. "O processo de urbanização está longe do fim, portanto, pensamos que isso vai continuar mantendo liderando a demanda por minério de ferro", afirmou Guilherme Cavalcanti, diretor de finanças da Vale, em entrevista à agência Bloomberg na semana passada.

Por outro lado, a China dá sinais de que ainda não conseguiu o difícil equilíbrio entre crescimento econômico e as medidas restritivas para conter o ímpeto inflacionário.

No mês passado, a China registrou uma inflação de 6,4% (acumulado de 12 meses), o maior índice em três anos, em mais um sinal de que os cinco aumentos na taxa de juros desde outubro, entre outras medidas, ainda não surtiram o efeito esperado pelo governo.

A maior preocupação do governo é com os alimentos, que continuam puxando a inflação. Apenas a carne de porco, a mais popular do país, subiu 57% nos últimos 12 meses.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/60202/visualizar/