Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Segunda - 31 de Outubro de 2011 às 12:42

    Imprimir


A Campanha de vacinação de combate a febre Aftosa começa, amanhã, em todas as regiões de Mato Grosso, e segue até o dia 31 de novembro, sendo que nas propriedades localizadas no Pantanal Mato-grossense este prazo se estende até o dia 15 de dezembro, em função das dificuldades de logística dos pecuaristas daquela região. É obrigatória a vacinação em bovinos e bubalinos de todas as idades - "de mamando a caducando" - sendo que o prazo de comunicação às Unidades do Instituto de Defesa Agropécuáia do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) é até o dia 10 de dezembro.

O lançamento da Etapa de Novembro de 2011 da campanha de vacinação de combate a febre aftosa aconteceu no último sábado (29), no município de Nova Canaã do Norte. O evento foi realizado na fazenda Telles Pires, localizada a 6 km da sede do município, na zona rural, na Comunidade Bela Vista. Na ocasião, o presidente do Indea, Valney Souza Côrrea, ressaltou o trabalho de excelência realizado pelos servidores do Indea para que a campanha chegasse aos resultados positivos dos últimos 15 anos. "O nosso objetivo é garantir a sanidade do rebanho no Estado, por isso fazemos questão de acompanhar todo o processo de perto e imunizar 100% desses animais em todas as regiões, trabalho que conta com a participação de uma gama muito grande de pessoas".

Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, com mais de 28 milhões de cabeças. O vice-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Jorge Pires, que esteve no lançamamento da campanha, falou em nome dos produtores e dos 15 anos sem essa doença. "Este trabalho é fruto da parceria com as instituições públicas e privadas, sindicatos e fundamentalmente, com a conscientização e ótimo trabalho feito pelos pecuaristas, sem eles não seria possível chegarmos a essa marca, que tanto nos orgulha". O proprietário da fazenda Telles Pires, Edras Soares, reforçou a fala de Pires, já que é um dos que fazem a sua parte para manter o Estado livre da Aftosa. Tanto, que além de trabalhar na imunização de todo o seu rebanho, atua junto aos outros pecuaristas da região e este ano cedeu sua propriedade para o lançamento da Campanha.

Mato Grosso é reconhecido como livre de febre aftosa, com vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Sendo que o rebanho total do Estado é de 28.695.273, o maior do país. A expectativa, é logo após o término desta campanha de vacinação o rebanho bovino do Estado ultrapasse 30 milhões.

O lançamento da Campanha em Nova Canaã do Norte contou com a presença do prefeito do município, Vicente Geroto de Medeiros, e vereadores e prefeitos da região Norte do Estado, pecuaristas, autoridades políticas e empresários. Também estavam presentes os deputados estaduais Ademir Bruneto e Dilmar Dal Bosco, que também são daquela região. Além dos deputados federais Homero Pereira e Wellington Fagundes, ambos da bancada ruralista. Do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), estavam Ênio Arruda, chefe do Serviço de Saúde Animal, e Alzira Catunda, diretora da Divisão de Defesa Agropecuária. Outro representante da Acrimat, que também esteva no evento, foi o superintendente, Luciano Vacari.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/50187/visualizar/