Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Segunda - 07 de Novembro de 2011 às 17:25

    Imprimir


O deputado estadual Zeca Viana (PDT) convocou reunião ordinária da Frente Parlamentar da Agropecuária, amanhã, às 15h. Na pauta do encontro que vai acontecer no auditório da Assembleia Legislativa está a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Técnicos da Empaer farão uma explanação sobre os trabalhos realizados pelo órgão e um diagnóstico da situação atual da Empaer, com vistas à necessidade de reestruturação. Já confirmaram presença na reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga; o presidente da Empaer, Enock Alves dos Santos; o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da Empaer, Almir de Souza Ferro; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empaer, Gilmar Bruneto.

A reestruturação da Empaer em Mato Grosso é uma reivindicação antiga do deputado Zeca Viana. O deputado é defensor ferrenho da revitalização do órgão e, junto com o secretário José Domingos, foi a Rondônia conhecer o modelo de Assistência Rural praticado naquele estado. "Agora trouxemos essa discussão para a Frente Parlamentar, pois a assistência técnica é primordial para o pequeno produtor rural prosperar. É possível viver na zona rural com dignidade, mas é preciso uma assistência técnica adequada. Um Estado como Mato Grosso, que tem mais 141 mil famílias que vivem da agricultura familiar, necessita da assistência técnica e extensão rural de qualidade. É por isso que lutamos pela revitalização da Empaer".

DADOS - De acordo com o Incra, Mato Grosso possui 402 projetos de assentamento (PAs), onde residem 72,6 mil famílias, numa área de 4.915.862 hectares. O governo estadual, por meio do Intermat, tem mais 119 PAs, onde estão 10,9 mil famílias, em 1.098.862 hectares. Existem também no Estado 26 projetos de assentamento municipais, onde 634 famílias ocupam uma área de 2.500 hectares. Desse total de famílias, apenas 2,1 mil têm titulo das áreas.

 

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/49586/visualizar/