Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Junho de 2012 às 18:47

    Imprimir


Os monitores das Nações Unidas na Síria suspenderam as operações devido ao aumento da violência nos últimos 10 dias, disse o chefe da missão de observadores neste sábado.

"Os observadores não vão conduzir patrulhas e vão permanecer em seus lugares até segunda ordem", declarou o general norueguês Robert Mood, chefe da missão.

A decisão ocore "devido à intensificação da violência armada nestes dez dias (...) e aos riscos", afirmou o comunicado do general Mood.

"Os contatos com as partes serão limitados", completou o comunicado.

"A ausência de vontade das duas partes (governo e rebeldes) para chegar a uma transição pacífica aumentam as perdas", afirmou o comunicado do general Mood.

"Civis inocentes, homens, mulheres e crianças morreram todos os dias", explicou o general Mood.

RISCOS

Para o chefe da Missão dos mais de 300 soldados da ONU na Síria, a atual situação "implica riscos significativos para nossos observadores".

A ordem de suspensão será revisada diariamente e as operações só serão retomadas, segundo Mood, "quando percebemos que a situação é adequada para prosseguir as atividades do mandato".

O militar norueguês reiterou que o objetivo da missão é o "retorno às operações normais" e enfatizou que a UNSMIS "está comprometida com o povo da Síria".

A missão da ONU, proposta pelo mediador da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, foi mobilizada na Síria no último mês de abril. Eles estão em missão no país para que se aplique o cessar-fogo negociado entre oposição e governo.

GOVERNO

O ministério sírio de Relações Exteriores disse que entende a decisão do chefe dos observadores da ONU na Síria de suspender as atividade, mas rechaçou qualquer responsabilidade do governo de Bashar al-Assad no aumento da violência.

"O ministério entende a decisão tomada pelo general Robert Mood (...) os grupos terroristas armados intensificaram suas operações criminais, visando especialmente os observadores da ONU e ameaçando suas vidas" disse um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias "Sana".

OPOSIÇÃO

O ex-presidente do opositor CNS (Conselho Nacional da Síria ) Burhan Ghalioun pediu no sábado que a ONU envie tropas ao país logo depois do comunicado de Mood.

"Hoje está claro que não podemos contar com observadores desarmados. Você tem que enviar tropas da ONU para a Síria, uma missão maior e capaz de se proteger contra a violência do regime de al-Assad", disse o líder da oposição em Istabul.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/37038/visualizar/