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Cidades
Quarta - 20 de Julho de 2016 às 20:29
Por: Euziany Teodoro |Da Assessoria Gcom-MT

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A Caravana da Transformação, lançada pelo Governo de Mato Grosso no dia 04 de julho, é um programa de governo que percorrerá os municípios de todas as regiões do Estado levando saúde, ações de cidadania e oficinas. A primeira edição foi realizada em Barra do Bugres (a 168 km de Cuiabá), onde 8.002 atendimentos em Cidadania foram realizados.

O carro-chefe da Caravana são os serviços de saúde, tendo como foco cirurgias em oftalmologia. No entanto, outros 21 serviços foram ofertados pelas secretarias estaduais, que compareceram compondo uma equipe de 350 pessoas do Governo Estadual.

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) levou vários serviços, entre eles, apresentou a 800 pessoas o aplicativo “Prepara Mais”, um curso preparatório online para o Enem e Vestibulares em 2016.

A Setas também realizou outros 5.183 serviços, confeccionando 2ª via de certidões, carteira de pescador em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), fotos para documentos, plastificação de documentos, fotocópias, cadastro e palestras para qualificação profissional no Sine (Sistema Nacional de Emprego), cadastro ao programa Rede Cidadão e atendimentos psicossociais.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) confeccionou 327 RGs (Registro Geral). O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a Setas, confeccionou 296 CPF (Cadastro da Pessoa Física).

A Defensoria Pública confeccionou 136 Declarações de Hipossuficiência, comprovando a situação de pobreza destas pessoas, permitindo que elas tenham acesso aos serviços sociais do poder público. A Defensoria também prestou assessoria jurídica a 276 pessoas.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) levou um estande com várias oficinas do programa “Jovem Empreendedor” e permitiu que 291 pessoas experimentassem um aparelho de realidade virtual.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realizou 182 atendimentos, emitindo documentos e orientando crianças e adultos sobre um trânsito seguro e prevenção. MT Fomento e Procon também fizeram um serviço de orientação sobre linhas de crédito e direitos do consumidor.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) levou o “Ônibus Lilás”, local em que profissionais psicossociais discutem politicas de enfrentamento à violência contra a mulher. A procura a este serviço atingiu 155 pessoas.

Outro serviço bastante procurado foi do parceiro Galvan Cabeleireiros, que estava realizando cortes de cabelo e design de sobrancelhas. No total, 270 pessoas foram atendidas.

O governador Pedro Taques enalteceu a importância dos serviços de cidadania presentes na Caravana para a população dos doze municípios no entorno de Barra de Bugres.

“Todos nossos esforços são para garantir dignidade e humanidade aos mato-grossenses. Isso vai desde a emissão de um simples documento a uma cirurgia que na rede particular seria caríssima. Como disse antes e digo sempre: nenhum mato-grossense será deixado para trás”, afirmou.





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