Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Julho de 2016 às 08:19
Por: Isabela Mercuri - Olhar Direto

    Imprimir


Café, leite, chimarrão e chá, quando ingeridos em temperaturas acima de 65°C, podem causar câncer de esôfago. O alerta é da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), e vale para qualquer bebida nessas condições.

Segundo Bruno Heringer, oncologista e coordenador do Santa Rosa Onco, explica: “A bebida quente pode causar lesão na mucosa do esôfago. Quando há ainda uma combinação de outros fatores, como tabagismo e etilismo, o risco aumenta ainda mais”.

O conselho, então, é que quem tem o hábito de consumir bebidas muito quentes frequentemente, procure um médico para fazer avaliação e exames preventivos. “Diversos municípios de Mato Grosso são formados por imigrantes e descendentes de pessoas que vieram do Sul e trouxeram junto o hábito do chimarrão, que foi adotado até por quem não é sulista. Não é preciso abolir o costume, apenas esperar alguns minutos para que a temperatura da água diminua”, afirma.

O câncer de esôfago é o sexto mais comum entre os homens da Região Sul, e nestes estados a incidência é até cinco vezes maior do que no resto do país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2016 estima-se que serão registrados 7950 novos casos em homens e 2860 em mulheres.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105430/visualizar/