Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cultura
Quarta - 20 de Julho de 2016 às 08:14
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


Considerado por pesquisadores e brasilianistas como uma obra raríssima, o primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon está disponível gratuitamente para consulta e download. Publicada pela editora Carlini & Caniato com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, a edição fac-símile é apresentada pelo historiador Paulo Pitaluga.

“Esta publicação faz parte das ações comemorativas dos 150 de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, que a SEC vem promovendo desde março de 2015. Com a reedição do primeiro relatório, seguimos cumprindo um de nossos objetivos precípuos de preservar e promover o patrimônio histórico e artístico mato-grossense, bem como de democratizar o acesso universal à cultura”, observou o secretário estadual Leandro Carvalho.

A publicação deste primeiro relatório integra um projeto maior e mais ambicioso de resgate de 86 relatórios, dos 110 produzidos em décadas de trabalho, intitulado “O Brasil pelos brasileiros: Relatórios Científicos da Comissão Rondon”. Este trabalho completo tem previsão de ser publicado até o final do ano, mas já foi anunciado como um dos finalistas do prêmio Rodrigo Melo Franco Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e considerado um dos mais importantes do país.

Os estudos e pesquisas desenvolvidos e comandados por Rondon foram publicados entre a primeira década do século XX até a década de 1950. As publicações originais, raras e de difícil localização, foram encontradas pelos pesquisadores na Universidade Federal de Mato Grosso, Arquivo Público do Estado, Casa Barão de Melgaço, Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça e acervos particulares.

O material digitalizado foi reunido em um livro explicativo, apresentando a trajetória de Cândido Mariano da Silva Rondon, sua capacidade de liderança e preocupação científica e cultural que moldaram o sucesso da missão, as biografias dos cientistas que o acompanharam e um balaço histórico das representações científicas do Brasil e de Mato Grosso desde o período colonial.

O projeto “O Brasil pelos brasileiros” é uma ação da Secretaria de Estado de Cultura, coordenada pelos servidores Fernanda Quixabeira e Luciwaldo Pires de Ávila, e conta com a curadoria da profa. Dra. Elizabeth Madureira Siqueira, da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://arenapolisnews.com.br/noticia/105428/visualizar/