Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 13 de Julho de 2016 às 15:44
Por: André Souza Do G1 MT

    Imprimir


(Foto: Divulgação/MPT-MT)
Segundo o MPT, trabalhadores viviam em condições análogas à escravidão
Segundo o MPT, trabalhadores viviam em condições análogas à escravidão

Cinco trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão em uma propriedade rural em Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, no mês de junho. O resgate foi divulgado pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT-MT) nesta quarta-feira (13). Segundo o órgão, os trabalhadores faziam construção de cercas na propriedade e viviam em condições degradantes de trabalho. O proprietário da área foi multado e deve pagar indenização por danos morais coletivos.

A equipe de fiscalização composta por representantes do MPT e do Ministério do Trabalho e Previdência Social, chegou ao local a partir de denúncias anônimas.

Trabalhadores foram resgatados em Poxoréu (Foto: Divulgação/MPT-MT)Trabalhadores foram resgatados em Poxoréu (Foto: Divulgação/MPT-MT)

Os fiscais flagraram os trabalhadores vivendo em barracões de lona, sem água potável e alimentação adequada. A fiscalização apontou ainda a péssima qualidade das instalações sanitárias. Os trabalhadores também estavam com salários atrasados enão tinham carteira de trabalho assinada pelo empregador. Ao todo, o proprietátio da área deve responder a 27 autos de infração.

saiba mais

Na propriedade rural, os trabalhadores faziam a instalação de novas cercas e a limpeza em volta das cercas já existentes. Após a fiscalização, as atividades foram paralisadas e os trabalhadores retirados do local, retornando as suas residências.

Os fiscais fizeram o recolhetim do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os cinco trabalhadores e regularizaram os contratos de trabalho. O empregador ainda deve pagar indenização por danos morais coletivos. O dinheiro deve ser revertido para projetos ou entidades assistenciais que visem reparar os prejuízos causados à sociedade.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105341/visualizar/