Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 11 de Julho de 2016 às 11:03
Por: Thaiza Assunção - Mídia News

    Imprimir


Marcus Mesquita/MidiaNews
Adolfo Grassi, presidente do sindicato dos servidores da área econômica e Henrique Lopes, presidente do Sintep
Adolfo Grassi, presidente do sindicato dos servidores da área econômica e Henrique Lopes, presidente do Sintep

Servidores da área de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado decidiram encerrar a greve de um mês e retornaram aos trabalhos nesta segunda-feira (11).

Os profissionais estavam parados desde o dia 31 de maio, junto com mais 28 categorias contra o não pagamento da Revisão Geral Anula (RGA) de 11,28%.

A greve geral vem perdendo força desde a sanção da lei do Executivo que fixa a forma de pagamento da revisão inflacionária.

Queremos que a população do Estado de Mato Grosso saiba que a greve está suspensa, mas que sensação de que fomos violados, desrespeitados, roubados ainda está latente em nossas mentes e, principalmente, em nossos bolsos.

Cerca de 15 categorias já deliberaram em assembleia por terminar com a greve.

Maior sindicato de profissionais que ainda se encontra paralisado, o Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público) fará uma assembleia geral nesta terça-feira (12) para decidir se continua ou não com o movimento.

Apesar de voltar ao trabalho, os servidores da área econômica deixaram claro o descontentamento com a aprovação da lei que regulou o pagamento de 7,54% e não os 11,28%, referente às perdas salariais devido à inflação.

Em nota, eles afirmaram que se trata de um calote e que se sentem violados.

"Queremos que a população do Estado de Mato Grosso saiba que a greve está suspensa, mas que sensação de que fomos violados, desrespeitados, roubados ainda está latente em nossas mentes e, principalmente, em nossos bolsos. Não tivemos nenhum ganho na esfera econômica. O calote deste Governo, que se diz de transformação, é algo que jamais será ou deverá ser esquecido. Sendo assim, a greve podera retornar a qualquer momento, se a categoria decidir", consta de trecho da nota.

A entidade Iinformou ainda que está ingressando judicialmente contra a reposição estabelecida na tentativa de obter os 11,28% referentes à inflação de 2015.

“Deliberamos pela suspensão, pois entendemos que chegou a hora de traçarmos outras formas de mobilização, outras estratégias de luta e outras formas de defesa contra os ataques aos nossos direitos", complementa a nota.

Educação

Conforme o presidente do Sintep, Henrique Lopes, a categoria vai se reunir nesta terça-feira (12) para apreciar as propostas apresentadas pelo secretário de Educação, Marco Marrafon, na última semana.

Entre as propostas está um cronograma com data para a realização do concurso público, ainda neste ano, e as nomeações previstas para 2017.

Quanto às PPPs (Parcerias Público-Privadas) o secretário garantiu que não entrará na questão pedagógica. Marrafon observou que o projeto é parte complementar de um programa maior de reestruturação do ambiente escolar, vinculados à estrutura, equipamentos da unidade escolar e à manutenção predial.

Segundo ele, serão construídas 50 novas escolas, não dando prosseguimento à proposta de reforma, ampliação e operação prevista no edital.

Henrique disse que o Sintep ainda não definiu qual encaminhamento os profissionais devem tomar na assembleia.

"Os diretores do sindicato vão se reunir nesta tarde para deliberar isso", afirmou.

A Lei

A lei aprovada na Assembleia e sancionada pelo governador Pedro Taques cita que o pagamento da RGA se dará da seguinte forma: 2% em setembro de 2016, sobre o subsídio de maio de 2016; 2,68% em janeiro de 2017, sobre subsídio de janeiro de 2017 e 2,68% em abril de 2017, sobre o subsídio de janeiro de 2017, atingido dessa forma 7,36%. Como incidem juros sobre juros, no final a revisão ficará em 7,54%.

A diferença para atingir os 11,28% será paga em duas parcelas, em junho e setembro de 2017, condicionada à apuração do percentual menor de 49% de Despesa Total de Pessoal em relação à Receita Corrente Líquida, respectivamente, no 1° e no 2º quadrimestre de 2017.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105323/visualizar/