Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011 | por Erika de Souza Bueno

Opinião Feliz Dia das Mães, uma data muito especial

Em meio a tarefas que parecem não ter fim, ela arruma tempo para dizer que nos ama. Em meio à luta por ser vista e ser enxergada em seus mais diferentes papéis, ela atrai nossa atenção naturalmente, pois não dá para fingir que não a conhecemos.
Leia mais...

Opinião Mães e mulheres de fé

Publicado em Quinta - 05 de Maio de 2011 | por Marina Adamo*

No Dia das Mães, convido todos a fazerem uma reflexão sobre a vida das mulheres que souberam assumir a maternidade como dom de Deus. Elas nos ensinam a amar os nossos filhos na alegria, na tristeza, na doação, no sofrimento, na renúncia e, se necessário for, a dar a sua própria vida em favor do filho.
Leia mais...

Opinião Currutela Grande

Publicado em Quinta - 05 de Maio de 2011 | por KLEBER LIMA*

A cidade de Várzea Grande mergulhou numa crise sem fim. Consumida por problemas estruturais graves, como o desordenamento urbano, vazios urbanos que dificultam qualquer planejamento – quando há -, cidade dormitório, baixa arrecadação, baixos investimentos, altos índices de insegurança e criminalidade, saúde precária, etc. Estes são alguns destes problemas que sufocam o município, que já recebeu o título de “Cidade Industrial”, levando esse símbolo até em seu brasão.
Leia mais...

Opinião Sai Mateus, que o século é seu!

Publicado em Quarta - 04 de Maio de 2011 | por Onofre Ribeiro*

Na última segunda-feira, dia 25, às 22h11m tornei-me bisavô e Carmem bisavó, de um rapazinho moreno, de carinha amarrada, chamado Mateus, nascido da Clínica Femina, em Cuiabá. É filho do meu neto Miguel, com Mariana. Miguel é filho de André de Maria do Carmo. E, Carmem e eu, somos o guarda-chuva dessa galera. Pudemos ver o bisneto imediatamente após nascer, na porta do centro cirúrgico, ainda enrolado num lençol, com aquela carinha amassada dos recém-nascidos. Emoção pura!
Leia mais...

Opinião Ego, Vaidade e Ranzinzas

Publicado em Quarta - 04 de Maio de 2011 | por Lourembergue Alves

Queda de braços interminável. Os dois ex-presidentes demonstram ter uma resistência de causar inveja a qualquer adolescente. Aliada a força de vontade fora do comum. Pena que tais predicados são utilizados tão somente para massagear os egos deles próprios. Ranzinzas, fazem da mídia seus palanques permanentes e do eleitorado, a platéia necessária.
Leia mais...

Opinião Se você é tão esperto, porque ainda não é rico?

Publicado em Quarta - 04 de Maio de 2011 | por André Massaro

Em algum momento da vida, você já se fez esta pergunta? Ou pior ainda: alguém (um amigo, ou um parente...) pode já ter feito essa pergunta para você, naquele momento mais inconveniente possível (e com direito a platéia, que tal?). Quanto mais aprendo sobre o dinheiro, mais aprendo que o dinheiro e a esperteza (“esperteza” talvez não seja o termo mais adequado... vamos falar em INTELIGÊNCIA) são menos relacionados do que gostamos de acreditar.
Leia mais...

Opinião Obra Genial, Nem Tanto

Publicado em Sábado - 30 de Abril de 2011 | por Lourembergue Alves

“Enquanto o ditador dormia”, o mais recente romance de Domingos Amaral, promete bem mais do que de fato pode oferecer, e está muito aquém de outros que já foram comentados nesta coluna. Nem por isso, evidentemente, o livro deixa de ser uma leitura interessante. Pois apresenta Lisboa como oásis para os refugiados, enquanto grande parte da Europa era destruída pela Segunda Guerra. Era início da década de 1940, em meio à suposta neutralidade de Salazar, com a sua PVDE (polícia) fazendo vistas grossas, o que possibilitou o surgimento de uma briga entre espiões ingleses e alemães. Jack Gil, o personagem-narrador, conduz o leitor a este cenário, cheio de “sombras e de amores”.
Oculto e noturno, “onde se usavam regras imorais ou ilegais”, e se davam “as aventuras de alcova, pecaminosas”.
Leia mais...

Opinião Ouvir e fazer direito

Publicado em Quarta - 27 de Abril de 2011 | por Karine Pansa*

É prudente o tom discreto que o novo governo tem empregado à administração. Agradável surpresa num Brasil onde é corriqueiro o proselitismo político antes mesmo de se realizar algo concreto. Tal atitude é muito oportuna neste momento em que se exigem cuidado para gerir uma economia com risco de inflação e consumo desenfreado e ousadia para se aperfeiçoar estruturas e culturas obsoletas, garantindo-se a continuidade do crescimento do PIB.
Leia mais...

Opinião Tempo alvissareiro

Publicado em Quarta - 27 de Abril de 2011 | por KLEBER LIMA*

Durante a crise do bloco socialista do Leste Europeu, no final da década de 1980 e início da de 1990, o então presidente do PCdoB, João Amazonas, publicou artigo na Folha de S.Paulo, em 1991, intitulado “Acontecimento alvissareiro”. Era uma variação do “Rei está morto. Viva o Rei”. O termo e suas variações são normalmente empregados em situações de crise, quando se tenta mostrar que a referida crise gerará uma nova realidade, ainda que mantendo as leis ou princípios anteriores. Sintetizando, seria a chamada crise de crescimento ou crise dialética.
Leia mais...

Opinião Os frutos do pontificado de João Paulo II

Publicado em Terça - 26 de Abril de 2011 | por Felipe Aquino

João Paulo II, que será beatificado no próximo domingo, 1º de Maio, foi um dos mais importantes papas da Igreja. Poderia ser chamado de “Magno”, como Leão I (†461) e Gregório I (†604). Leão enfrentou os “bárbaros” e segurou a Civilização Ocidental que desabava na barbárie. Gregório soube conquistar e evangelizar os “bárbaros”, iniciando a reconstrução do Ocidente sob a luz de Cristo.
Leia mais...