Publicado em Terça - 11 de Março de 2014 | por Paiva Netto

Paiva Netto A força da Oração

Constantemente me chegam cartas, bilhetes, recados daqueles que enfrentam grandes padecimentos. São mães cujos filhos morreram, pais lutando para afastar seres queridos do vício, jovens à procura de um rumo certo, gente fragilizada por um mal incurável, idosos desprotegidos por quem lhes deveria arrimar a existência. E igualmente há o problema da “solidão acompanhada”. Talvez seja um dos fatores pelos quais algumas pessoas hoje se expõem tanto, como a dizer, apesar de toda a proclamação de sucesso que se lhes fazem: “Ei, estou aqui! Também tenho coração!”.

Leia mais...

Gabriel Novis Neves “Novo” hospital

Publicado em Terça - 11 de Março de 2014 | por Gabriel Novis Neves

Cada vez que o falecido prematuramente Hospital Neurológico Egas Muniz sofre uma “ameaça” de reabertura para a sua função de atendimento ao público, a primeira providência adotada é mudar seu nome.

Leia mais...

Lenine Póvoas Falecimento cultural anunciado

Publicado em Terça - 11 de Março de 2014 | por Lenine Póvoas

Ao darmos uma visualizada geral no cenário político mato-grossense notamos que um grande número de pessoas que ocupam os cargos de maior relevância no Poder Legislativo e no Poder Executivo pertencem a outros Estados. A razão do artigo se deve ao fato de se querer abrir um diálogo para compreender, refletir e avaliar os efeitos culturais e sociológicos desse fenômeno. 

Leia mais...

HAVENY TAQUES PAIXÃO PELA VIDA

Publicado em Domingo - 02 de Março de 2014 | por HAVENY TAQUES

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Coordenadoria Geral de Educação para o Trânsito, realizará no período de 24 de fevereiro à quatro de março a campanha de carnaval de 2014:  “Paixão pela Vida”.

        Tanto o Carnaval, quanto a copa do mundo são paixões brasileiras. Festividades que movimentam o país, além de influenciar o consumo de bebibas alcoólicas que, por consequência, é um dos maiores causadores de acidentes por condutores embriagados e imprudentes.

       Tendo em vista que a população é movida por paixões, seguimos um conceito de valorização à vida. Reforçando ao cidadão e ao folião mato-grossense que de todas as paixões que ele possa ter, como o carnaval, o futebol e a cerveja, a maior e mais importante é a paixão pela vida.


Leia mais...

JÚLIO CAMPOS NETO Fracassamos?

Publicado em Sexta - 21 de Fevereiro de 2014 | por JÚLIO CAMPOS NETO

Ao andar pelas ruas das cidades de Cuiabá e Várzea-Grande e faltando menos de 100 dias para a abertura da Copa do Mundo de futebol no Brasil, uma pergunta simples e direta incomodou o pensamento mais do que os buracos e transito nas cidades. Fracassamos?

Leia mais...

Licio Antonio Malheiros Agricultura Familiar inovadora

Publicado em Sexta - 21 de Fevereiro de 2014 | por Licio Antonio Malheiros

A agricultura familiar traz arraigada em si, o cultivo da terra realizada por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra, essencialmente o núcleo familiar, desenvolvendo um trabalho de subsistência.

Leia mais...

João Celestino Corrêa da Costa Neto FALTA DE AÇÃO DOS GOVERNANTES AUMENTA PROBLEMAS CLIMÁTICOS

Publicado em Quarta - 19 de Fevereiro de 2014 | por João Celestino Corrêa da Costa Neto

Seca no Nordeste, alagamentos infindáveis na maior cidade da América Latina, catástrofes, deslizamentos de encostas, casas soterradas, vidas ceifadas e cidades arrasadas. Frio no Sul com chuvas de granizo e até neve. Isso só no Brasil, país de clima tropical que acomoda diversos biomas (conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável).

Leia mais...

Paiva Netto Globalização e pluralismo

Publicado em Sábado - 15 de Fevereiro de 2014 | por Paiva Netto

Na obra “Reflexões da Alma” (2003), escrevi que — em um mundo que se globaliza, tantas vezes esmagando tradições respeitáveis, é prudente não desconsiderar o pluralismo que existe em cada povo, até mesmo em pequenas tribos, enquanto labutamos em favor do espírito solidário, altruístico, preconizado pelo Ecumenismo Irrestrito, que é Boa Vontade em marcha. Isto é, a vontade decidida, generosa; universal vontade de viver em paz, como, por muitos anos, pregou o escritor e poeta brasileiro Alziro Zarur (1914-1979). O autor do “Poema do Deus Divino” lançou, já na década de 1940, a Cruzada de Religiões Irmanadas, sob a invocação de um Brasil melhor e de uma Humanidade mais feliz. O espírito de Fraternidade entre os religiosos deve servir de exemplo aos demais. (...)

Leia mais...

Licio Antonio Malheiros “Test-drive”

Publicado em Sábado - 15 de Fevereiro de 2014 | por Licio Antonio Malheiros

O título em questão, nos leva a pensar em um eventual teste feito com um carro novo, é um evento especial e um investimento, razoavelmente elevado. 

Leia mais...

Gabriel Novis Neves Mitos cuiabanos

Publicado em Sábado - 15 de Fevereiro de 2014 | por Gabriel Novis Neves

Nossa gente sempre gostou de cultuar figuras folclóricas da cidade. Com o tempo muitas delas se transformaram em mitos.

Leia mais...