Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Gabriel Novis Neves
Terça - 11 de Março de 2014 às 09:12
Por: Gabriel Novis Neves

    Imprimir


Cada vez que o falecido prematuramente Hospital Neurológico Egas Muniz sofre uma “ameaça” de reabertura para a sua função de atendimento ao público, a primeira providência adotada é mudar seu nome.

Nas estatísticas de hospitais cuiabanos na Junta Comercial, com certeza encontraremos muitos hospitais fantasmas vítimas da demagogia e do oportunismo dos nossos políticos em vésperas de eleições.

O “novo” hospital, anunciado e batizado com o nome do nosso Santo mais popular – Pronto Socorro São Benedito - é o mesmo escombro que um dia foi “inaugurado” como Hospital das Clínicas, da Mulher, da Criança, do Idoso, dos Transplantes de Órgãos, este, inclusive, com “metade dos recursos para a sua transformação já depositado em conta no Banco do Brasil e o outro tanto já empenhado para liberação automática”.

Todo esse esforço ilusionista foi feito para salvar a candidatura da verticalização da derrota desmoralizadora na capital.

Passada as eleições foi descoberta mais uma farsa montada pelos governos federal e estadual.

Faltando menos de cem dias para a Copa do Mundo, a cidade campeã em fechamento de hospitais e diminuição de leitos hospitalares, lança com estardalhaço na mídia a construção do “novo” hospital de Urgências e Emergências - o São Benedito.

Para tanto Prefeitura alugou o velho hospital, fechado há anos, por R$ 135 mil por mês, e promete entregá-lo aumentado em leitos e funcionando normalmente até o final do mês de maio para atender às necessidades de um evento internacional de grandes proporções, que é uma Copa do Mundo.

Desconhecemos o valor das profundas reformas e da aquisição dos equipamentos, isso sem falar na parte mais complexa do trabalho: a seleção, treinamento e contratação de servidores.

Dizem que essa tarefa será a primeira executada por uma estatal municipal recém-criada, a Empresa Cuiabana de Saúde (ECS), e que receberá repasses do poder municipal, que, por sua vez, espera uma ajuda federal mensal de 80% do seu custeio, previsto para cerca de oito milhões de reais.

Quem trabalha com o governo federal conhece o relaxamento e a irresponsabilidade do poder central em cumprir com os seus compromissos.

A Presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso alerta sobre a funcionalidade da tal empresa. Teme que se repita o fiasco patrocinado pelo governo com as Organizações Sociais de Saúde (OSSs) ao não repassar os recursos regularmente para uma empresa que não pode esperar, pois trabalham com a vida do próximo.

Enfim, resta-nos torcer para que o “novo” hospital fique concluído no prazo prometido para minorar o sofrimento da nossa população mais pobre, aquela que não terá recursos para assistir aos jogos da Copa.

Valei-nos São Benedito!

Gabriel Novis Neves




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/825/visualizar/